Servofreio

Dicionário do Veículo Automotivo
Avatar do Usuário
admin
Administrador
Mensagens: 4489
Registrado: 16/mai/2015, 01:59
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 1 vez

Servofreio

Mensagempor admin » 02/jun/2016, 13:49

Também é conhecido como hidrovácuo. O servofreio utiliza o vácuo do coletor de admissão do motor para multiplicar a força aplicada ao pedal. É uma peça de metal que contém uma válvula inteligente e um diafragma. Uma haste passa pelo servofreio e conecta-se ao pistão do cilindro-mestre. Em carros movidos a gasolina ou álcool o motor conta com vácuo adequado ao servofreio. Já o motor a diesel não produz vácuo e precisa de uma bomba de vácuo separada.
Quando se pisa no pedal do freio, a haste abre uma válvula e assim permite a entrada do ar em um lado do diafragma na câmara. Isso faz com que a pressão no outro lado do diafragma seja aumentada para empurrar a haste e em conseqüência o pistão no cilindro-mestre.

Quando o pedal do freio é liberado, a válvula isola o suprimento de ar externo, enquanto reabre a válvula a vácuo. Isso renova o vácuo nos dois lados do diafragma e permite que tudo volte à posição inicial.


Administrador - Manual & Serviço
https://www.manualservico.net

Voltar para “Dicionário Automotivo”