Sensor ativo (Hall) do freio ABS teste com multímetro

admin
Administrador
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 1 vez

Sensor ativo (Hall) do freio ABS teste com multímetro

Mensagempor admin » 05/jul/2018, 13:35

Olá bem-vindos ao canal vou falar hoje a respeito do sensor símbolo do ABS sensor que trabalha com dois fios e que não é um sensor indutivo ativo segundo musculatura da Bosch é um sensor eletrônico no circuito integrado esse par de fios alimentação leva o sinal do sensor de rodas cidade das rodas para o módulo do ABS Lembrando que o ABS é um não é um sistema de freio do módulo ABS para que influencia na força de frenagem caso exista possibilidade de frenagem com travamento da roda aliviando a trava e soltando podemos notar então que se trata de um sensor de dois fios para que tem ideia eu vou fazer um teste assim no chicote para que vocês saibam o que existe do outro lado Este sensor esse par de fios vai alimentar os e ao mesmo tempo enviar o sinal para o módulo eu Este sensor trabalha com comutação de corrente com muita corrente faixas de valores em volta de 14000 amperes ou 7 miliamperes a queda de tensão produzida por essa acomodação de elétrica vai produzir o sinal da velocidade da roda módulo ABS usando aqui um multímetro selecionado em escala de corrente contínua a tensão existente entre esses dois terminais e vemos que é praticamente zero medindo a tensão terminais em relação à massa deixo lá o cabo positivo do multímetro e vou ligar o outro lado no negativo da bateria negativo do multímetro no negativo da bateria e agora o positivo ligado a um dos terminais e a tensão continua praticamente zero Lembrando que a chave de ignição está ligada este outro terminal a mesma coisa então vejo um possível teste na linha aqui do serviço é já viu quando o sensor está conectado para isso nós temos que tirar aqui a borracha de proteção os fios terminais ligar o sensor fazer a medição aí terminal E para isso precisaremos ferramenta especial para fazer a conexão sem furar o filme observando um fato curioso que eu estou tocando no terminal e o valor manés inalterado já que eu conectei 100 a chave de ignição Então o que eu vou fazer é voltar a desligar a chave de ignição e voltar a ligar novamente a chave de ignição que o sistema faz o auto teste volte a operação normal desligo a chave de ignição aguardar alguns segundos chave de ignição e vemos que a lâmpada do ABS agora apagou porque neste Auto teste ao ligar a chave de ignição o erro não se encontra mais o permanente e agora sim naquele terminal que está aqui atenção é de 11,27 volts Sandro para o outro terminal atenção é de 0,552 volts vemos que neste momento existe cabo que tem uma tensão próximo a tensão de bateria que pode Piracicaba como sendo cabo de alimentação positiva e o outro lado uma tensão de 0 550 que podemos atribuir como uma tensão de sinal que depende da posição Então vamos virar um pouco e vamos ver aqui este valor Voltamos ao outro lado e vemos que a tensão permanece em 1123 volts roda para ver o comportamento a variação é quase insignificante podemos deduzir terminal de sinal é outro lado que dá uma atenção baixa próxima de 0 então cerca de 0 55 volts numa posição da roda esse para roda lentamente eu percebo Procon multa a 1,0 64 volts Se eu fizer isso continuar girando a Roda vai como tá mostrando que tanto o circuito como o sensor está em ordem Então como podem ver este fio azul é o fio de sinal Rio Branco foi é o fio de alimentação com 11,27 volts então este é o teste possível chave de roda sensor de roda ativo com um multímetro Marcos aqui o cabo de sinal essa tem em relação ao negativo da bateria como tá entre 055 e 1,0 4 volts e o que aconteceria se tomássemos o sinal entre os dois terminais medindo entre os dois terminais podemos obter uma obtemos uma tensão de 10,7 volts girando a Roda lentamente 10,15 volts lentamente como tá 10,7 volts nós temos aí uma variação em torno de 6 volts cada posição nova que a roda ocupa Este é o sinal gerado Quando tomamos a medição entre os dois terminais do sensor Então como vocês viram temos duas possibilidades de fazer o teste sensor do sinal entre os dois terminais ligação de tensão continua sendo por volta de meio volts só que o nível de tensão tomado em torno de 10 volts quando fazemos em relação a massa temos que posicionar no cabo de sinal Relembrando ali o cabo de sinal é o fio azul e esse fio azul em relação à massa Como tá a tensão entre meio volts e um voo de aproximadamente o veículo aqui testado é um veículo Volkswagen e o teste foi executado na roda dianteira esquerda sendo que deverá ser idêntico para as demais rodas não removido aí o sensor podemos notar um problema frequente a sujeira acumulada O sensor que pode atrapalhar o seu funcionamento então basicamente aqui só podemos fazer uma limpeza nada muito exagerado limpou o sensor está em ordem então a sujeira ou acúmulo de algum material ferro magnético pode atrapalhar o funcionamento do sensor Montamos novamente sensor ao contrário do que muitos pensam a maior causa de falhas flores de roda do ABS são os cabos é importante que os cabos estejam fixados devidamente seus suportes como vocês podem ver a sequência de cabo lance de cabo aqui água em volta do amortecedor 1 pontos do chassi Esta é a questão mais importante do ABS e a maior causadora de problema naturalmente a suspensão movimentando vem com frequência essa flexão do Cabo o tempo a tendência é romper o cabo pontos de flexão pior seria ainda a situação prisioneiros próprios do ABS ver indevidamente presos Olha meu a luz do ABS acendeu o que pode ser pode ser um sensor de roda Mas qual roda saber qual roda temos que testar para o scanner para fazer a verificação e ir direto a roda em questão ou a outro problema qualquer para ficar achando que a roda dianteira direita desmonta não é AIDS monta a esquerda não é desmontar a traseira não é sei que com muita sorte você escolha uma roda e dê certo porém são Quatro Rodas Quatro sensores qual deles será usar o scanner Então temos aí os erros que foram gravados ao desconectar o sensor sensor de velocidade roda ABS dianteiro esquerdo g47 circuito aberto e intermitente mensagem de erro de sinal de carga jejum intermitente Então vamos apagar o erro limpar código de erro ok eliminação do código erro concluída posicionar posicionado a leitura dos sensores de velocidade vou girar a roda dianteira direita E aí verbos que o sensor está funcionando está recebendo a unidade de comando recebe o sinal idade da roda O que fazer em caso de defeitos um teste prático não é preciso desmontar nada apenas levantar a Roda que que vai ter virada você pode comprovar funciona sensor logicamente em caso de defeitos intermitentes Pode ser aqui no momento que você faça o teste o defeito não se apresenta já que como eu disse os maiores problemas são cabos e o cabo nesse momento não está sendo flexionado É isso aí pessoal Espero que este vídeo tenha utilidade para vocês que vocês curtam aí o vídeo compartilhe com os amigos que se inscrevam no canal Muito obrigado

Administrador - Manual & Serviço
https://www.manualservico.net

Voltar para “Dicas”