Manual de Serviços - Iveco - EUROTRAKKER 4X2 - 2002

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Manual de Serviços - Iveco - EUROTRAKKER 4X2 - 2002

Mensagempor admin » 11/ago/2018, 16:51

Imagem
Código: 20180811163514
Tipo: Manual de Serviços
Modelo: EUROTRAKKER 4X2
Marca: Iveco
Ano: 2002
Procedência: Nacional
Formato: PDF
Idioma do Manual: Português / Portuguese
Compactação: Rar
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Bomba Injetora PEP6P 130A 720 RS 7225 EuroTech Descrição de Reparações
Desmontagem da bomba injetora 5
Inspeções 11
Montagem da bomba injetora 11
Teste e afinação da bomba injetora 16
1 - Início de injeção 16
Afinação do início de injeção com o sistema de alta pressão 16
Afinação do campo de intervenção do regime mínimo do regulador
de velocidade
18
Curso axial do parafuso elástico 18
Afinação da pré-carga dos calços elásticos 19
2 - Afinação e controle de base 20
2.1 - Afinação e controle do débito máximo 21
2.2 - Afinação e controle do débito mínimo 21
Pré-afinação da projeção do parafuso elástico 22
3 - Curso axial do parafuso elástico 22
4 - Verificação da posição do parafuso elástico 23
Controle da atuação da corrediça sobre a tampa do regulador 24
Montagem da tampa do regulador 24
Montagem do setor graduado 25
4 - Verificação da posição do parafuso elástico 25
5 - Débito a plena carga 26
6 - Curva de desvio do regulador ao máximo 26
7 - Curva de desvio do regulador ao mínimo 27
8 - Afinação da adaptação 28
9 - Afinação e controle do dispositivo de superalimentação 29
10 - Ponto de inversão 30
11 - Desenvolvimento dos débitos 31
12 - Afinação do regime de intervenção do regulador 32
13 - Controle do débito ao regime mínimo 32
Afinação do débito de partida 33
14 - Débito de partida 33
Montagem e afinação do STOP pneumático (PNAB) 33
Tabela de testes das bombas injetoras 34
Momentos de aperto 38
Ferramentas especiais 39

Motor EuroTech Descrição de Reparações
Características gerais 7
Dados técnicos de montagem 10
Diagnose 17
Seção longitudinal do motor 25
Seção transversal do motor 26
Remoção do motor 27
Desmontagem do motor 30
Cabeçote de cilindros 32
Remoção do cabeçote de cilindros 32
Controle da estanqueidade 32
Desmontagem do cabeçote de cilindros 33
Substituição das guias de válvulas 34
Retificação das guias de válvulas 34
Substituição e/ou retificação das sedes de válvulas 35
Substituição das sedes de válvulas 35
Retificação das sedes de válvulas 36
Retificação e/ou substituição da sede do bico injetor 37
Saliência do bico injetor 38
Inspeções: 39
Cabeçote de cilindros 39
Válvulas e guias 39
Mola de válvulas 41
Varetas 42
Balancins e eixo porta-balancins 43
Montagem do cabeçote de cilindros 45
Instalação do cabeçote de cilindros 46
Regulagem da folga das válvulas 48
Árvore de manivelas e agregados 49
Remoção das engrenagens da distribuição 49
Remoção da bomba de óleo 49
Remoção do volante do motor e carcaça 50
Remoção da árvore de manivelas 50
Substituição das engrenagens de acionamento da
distribuição e bomba de óleo
51
Remoção do eixo comando de válvulas 51
Remoção do conjunto pistão e biela 52
Desmontagem do conjunto pistão e biela 52
Inspeções: 54
Bloco do motor e camisa de cilindros 54
Substituição das camisas de cilindros 56
Inspeções: 59
Árvore de manivelas 59
Alinhamento entre os munhões e moentes de biela 61
Controle do plano de apoio do volante 61
Inspeções: 62
Eixo comando de válvulas 62
Casquilhos de eixo comando 63
Tuchos de válvulas 64
Volante do motor 64
Pistões 65
Anéis de compressão e raspador 66
Inspeções: 67
Biela 67
Engrenagem intermediária 69
Suporte da engrenagem de comando da bomba injetora 70
Instalação do eixo comando de válvulas 70
Instalação da árvore de manivelas 71
Verificação da folga radial da árvore de manivelas 72
Verificação da folga axial da árvore de manivelas 73
Instalação do volante do motor e carcaça 74
Montagem do conjunto pistão e biela 75
EuroTech / Motor MR 2 2002-07-31
Instalação do conjunto pistão e biela 77
Verificação da folga radial dos moentes de biela 77
Verificação da saliência dos pistões 78
Instalação da bomba de óleo 79
Instalação das engrenagens de distribuição 80
Montagem do motor 81
Montagem e sincronismo da bomba injetora 81
Ajuste da tensão das correias de comando 85
Ajuste da tensão da correia de comando do alternador 85
Instalação do motor 87
Drenagem de ar do sistema de alimentação 90
Verificação e controles finais 90
Lubrificação 91
Bomba de óleo 92
Válvula de regulagem e válvula de segurança 92
Filtro de óleo 93
Sistema de arrefecimento 94
Bomba de água 95
Termostato 95
Sistema de admissão de ar com intercooler 96
Descrição 97
Turbocompressor Garrett TA51 98
Desmontagem do turbocompressor 99
Inspeções do trubocompressor 102
Montagem do turbocompressor 103
Alimentação de combustível 105
Momentos de aperto 106
Ferramentas especiais 110
5 / 114
Tomada de Força ZF
EuroTech
Descrição de Reparações
EuroTech / Tomada de Força ZF MR 4 2002-07-30
Índice
Desmontagem 5
Montagem 6
Momentos de aperto 8
Ferramentas especiais 8
3 / 8
Caixas de Mudanças
ZF 16 S 221, ZF 16 S 221 O.D.,
ZF 16 S 2280 O.D. e ZF 16 S 2320 T.D.
EuroTech
EuroTrakker / New Trakker / Trakker
Stralis / New Stralis / Stralis NR
Descrição de Reparações
e Funcionamento
Caixas de Mudanças ZF 16 S 221, ZF 16 S 221 O.D., ZF 16 S 2280 O.D. e ZF 16 S 2320 T.D. MR 4 2007-07-31
Índice
Generalidades 5
Funcionamento (16 S 221 O.D.) 6
Faixa lenta 6
Faixa rápida 7
Marchas reduzidas 8
Marchas normais 9
Comando pneumático da caixa de mudanças 13
Características e dados 15
Desmontagem 19
Remoção de grupo redutor epicicloidal G.R.E.
(grupo planetário)
19
Desmontagem do eixo secundário 24
Desmontagem dos eixos primário e de entrada de
movimento
25
Desmontagem do grupo redutor epicicloidal G.R.E. 29
Desmontagem do trambulador 32
Revisões e controles 34
Limpeza e controle dos rolamentos 35
Montagem e ajustes 35
Montagem do trambulador 35
Montagem do grupo redutor epicicloidal G.R.E.
(grupo planetário)
37
Montagem do eixo primário e do eixo de entrada de
movimento
41
Montagem do eixo secundário 44
Montagem da carcaça da caixa de mudanças 45
Reinstalação do grupo redutor epicicloidal G.R.E. 48
Momentos de aperto 49
Ferramentas especiais 51
3 / 52
Caixas de Mudanças ZF 16 S 221, ZF 16 S 221 O.D., ZF 16 S 2280 O.D. e ZF 16 S 2320 T.D. MR 4 2007-07-31
Generalidades
As caixas de mudanças ZF 16 S 221, ZF 16 S 221 O.D., ZF 16 S 2280 O.D. e ZF 16 S
2320 T.D., com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas, possuem carcaça em
alumínio, carcaça da embreagem integrada, planetário com dentes helicoidais (menor
ruído e permite interfaces com diversos sistemas auxiliares, como tomada de força,
retarder, servoshift e conversor de torque.
O servoshift é um sistema auxiliar de engate, que permite mudanças de marchas com
suavidade e precisão.
O arrefecimento da caixa de mudanças ZF 16 S 2320 T.D. é feito através de um troca-
dor de calor externo com sistema óleo / água.
5 / 52
Instruções de Manutenção
EuroTech
Descrição de Reparações
EuroTech / Instruções de Manutenção MR 13 2002-07-30
Índice
Manutenção programada 5
Programa de manutenção 5
Esquema de pontos de controle e/ou manutenção 7
Intervenções de manutenção 10
Serviço M1 10
Serviço M2 15
Serviço M3 18
Manutenção EP 22
Ferramentas especiais 25
3 / 25
EuroTech / Instruções de Manutenção MR 13 2002-07-30
5 / 25
Manutenção programada
Programa de manutenção
A manutenção é de vital importância para
a durabilidade e disponibilidade operacio-
nal do veículo Iveco.
A regularidade desta manutenção é a
melhor garantia para a segurança de fun-
cionamento e a otimização dos custos
operacionais.
A seguir apresentamos o programa de
manutenção Iveco que é a base para o
planejamento das manutenções do veí-
culo.
- Serviço EO: Manutenção extra que
compreende exclusivamente as opera-
ções de substituição do filtro e óleo do
motor.
Nota: A Iveco recomenda a utilização
do óleo para motor ACEA E3-96 (Ura-
nia C Turbo LD 15W40). Todavia, caso
o usuário venha a utilizar o óleo para
motor ACEA E2-96, “Urania c Turbo
15W40”, os intervalos para substituição
do óleo passarão para 15.000 km e,
conseqüentemente, será acrescentado
o Serviço EO.
- Serviço M1: Manutenção básica que
compreende operações como a substi-
tuição do óleo do motor, filtros de óleo e
de combustível, entre outros.
- Serviço M2: Manutenção mais abran-
gente que compreende as operações
do serviço M1, acrescidas do controle
da condição e tensão das correias, da
regulagem dos faróis, entre outras.
- Serviço M3: Manutenção completa que
compreende as operações do serviço
M1 + M2, acrescidas da substituição do
óleo da caixa de mudanças, regulagem
das válvulas, entre outras.
- Manutençao EP: Manutenção fora do
programa ou extra plano adicionada às
operações dos serviços M a intervalos
estabelecidos.
O intervalo de manutenção é determi-
nado pela quilometragem do veículo (ou
tempo) e deve respeitar a tabela a seguir:
Os intervalos, em quilometragem ou
hora, relativos à lubrificação do motor,
são definidos sob a condição de que o
combustível cumpra os requisitos Iveco,
ou seja, tenha uma porcentagem de
enxofre inferior a 0,5% presente no com-
bustível.
Nota: O intervalo de troca de óleo do
motor deve ser reduzido à metade, se o
combustível utilizado apresentar percen-
tuais de enxofre maiores que 0,5%.
Para maiores detalhes, consulte o
módulo “Programa de Manutenção”.
Intervalos de manutenção
Revisões Quilometragem Tempo
EO * 15.000 km 250 horas
M1 30.000 km 500 horas
M2 60.000 km 1.000 horas
M3 120.000 km 2.000 horas
* Somente se for utilizado o óleo de motor
ACEA E2-96 (Urania c Turbo 15W40).
Programa de Manutenção
EuroTech
Descrição de Reparações
EuroTech / Programa de Manutenção MR 13 2002-07-31
Índice
Generalidades 5
Programa de manutenção 5
Plano de manutenções 7
Revisão M12 12
Serviço EO (engine oil) 13
Serviço M1 14
Serviço M2 15
Serviço M3 16
Manutenção EP 17
Formulários de manutenção 18
3 / 28
EuroTech / Programa de Manutenção MR 13 2002-07-31
5 / 28
Generalidades
A manutenção é de vital importância para
a durabilidade e disponibilidade operacio-
nal do veículo Iveco.
A regularidade desta manutenção é a
melhor garantia para a segurança de fun-
cionamento e a otimização dos custos
operacionais.
A necessidade da manutenção está
coberta pelos “Controles a cargo do usu-
ário” e pelo “Programa de manutenção”.
Os controles a cargo do usuário estão
descritos no manual de uso e manuten-
ção do veículo e o programa de manuten-
ção está descrito a seguir.
Programa de manutenção
O programa de manutenção Iveco é a
base para planejar a manutenção do veí-
culo e é importante que o cliente e o con-
cessionário estejam de acordo com os
requisitos de manutenção nele contidos.
Para assegurarmos as perfeitas condi-
ções de utilização do veículo, indicare-
mos neste módulo as intervenções de
controle, verificação e afinação que
devem ser executadas nas manutenções
programadas.
É importante lembrar que as operações
contidas nestas manutenções devem ser
efetuadas nos intervalos estabelecidos e
são consideradas obrigatórias durante o
período de garantia, sob pena de cance-
lamento da mesma, caso não sejam efe-
tuadas.
A seguir apresentamos o programa de
manutenção Iveco.
- Serviço EO: Manutenção extra que
compreende exclusivamente as opera-
ções de substituição do filtro e óleo do
motor.
Nota: A Iveco recomenda a utilização
do óleo para motor ACEA E3-96. Toda-
via, caso o usuário venha a utilizar o
óleo para motor ACEA E2-96, “Urania c
Turbo 15W40”, os intervalos para subs-
tituição do óleo passarão para 15.000
km e, conseqüentemente, será acres-
centado o Serviço EO.
- Serviço M1: Manutenção básica que
compreende operações como a substi-
tuição do óleo do motor, filtros de óleo e
de combustível, verificações de vaza-
mentos dos grupos mecânicos, tubula-
ções, entre outros.
Sistema Elétrico
EuroTech
Rede de Potência e Partida
EuroTech / Rede de Potência e Partida MR 14 2002-07-29
Índice
Prefácio 5
Condições gerais para verificação dos esquemas elétricos 5
Advertências gerais 6
Advertências gerais para os componentes eletrônicos 8
Generalidades 9
Conceito de massa e compatibilidade eletromagnética 9
Pontos de massa no veículo 10
Conselhos práticos 12
Descrição da instalação base 13
Caracteríticas técnicas 13
Estrutura da cabina 13
Estrutura do chassi 14
Principais componentes do motor 14
Principais diferenças referentes aos modelos 190 TurboTech 15
Resumo do funcionamento 16
Rede de potência 17
Generalidades 17
Rede negativa 18
Massa para EDC 20
Massa para o teto 20
Rede positiva 20
Estrutura base da rede de potência 23
Localização dos pontos de massa (veículos com motor 8460) 23
Conjunto da rede de potência (veículos com motor 8460) 23
3 / 34
EuroTech / Rede de Potência e Partida MR 14 2002-07-29
Localização dos pontos de massa (veículos com motor 8210) 24
Conjunto da rede de potência (veículos com motor 8210) 24
Posicionamento dos pontos de massa sobre o veículo 25
Partida 26
Generalidades 26
Partida no posto de condução (cabina travada) 27
Partida no compartimento do motor (cabina basculada) 28
Comutador da chave de partida 31
Alternador BOSCH N1 - 28V 10/55 A 32
Motor de partida BOSCH KB 24V - 5,4 kW 34
4 / 34
EuroTech / Rede de Potência e Partida MR 14 2002-07-29
Prefácio
Condições gerais para verificação dos esquemas elétricos
- Motor do veículo desligado.
- Comutador da chave de partida desligado.
- Freio de estacionamento acionado.
- Caixa de mudanças em ponto morto.
- Cabina travada.
- Líquidos com nível normal.
- Ar nos reservatórios de pressão.
As páginas integrantes deste módulo possuem os símbolos indicados abaixo. Para a sua segurança e
a segurança do veículo respeite as instruções e cuidados indicados a seguir:
Indica que o não respeito às instruções poderá causar lesões físicas.
Indica que o não respeito às instruções poderá causar danos à instalação elétrica e/ou
aos equipamentos e/ou aos instrumentos.
Indica uma advertência genérica.
5 / 34
Manual de
Reparações
MR 11 2007-08-31
EuroTrakker
Freio Cunha Duplex
Freio Cunha Duplex
EuroTrakker
Descrição de Reparações
EuroTrakker / Freio Cunha Duplex MR 11 2007-08-31
Índice
Freios dianteiros 5
Freios traseiros 5
Desmontagem 5
Montagem 10
Ferramentas especiais 14
3 / 14
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